- Área: 295 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:César Béjar
-
Fabricantes: Cemex, Helvex, Massimo Pirassini, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Canto do Pescador é desenvolvida ao redor de um pátio central, fazendo referência às casas tradicionais da região, delimitado pelas circulações: uma horizontal perimetral que enlaça as áreas do térreo e uma vertical que conecta os diferentes níveis do projeto.
A materialidade acentua a base de muros de pedra vulcânica da região, o térreo da casa é onde se desenvolve o programa principal, desta maneira são concebidos espaços frescos para estar durante o dia.
O projeto se fecha completamente ao sul e se abre para si mesmo e à vista norte do vale. A fonte do pátio central se inspira nas locais e traz o ruído da água para acompanhar todos os outros sons da casa.
O programa está disposto em três níveis, o térreo é acessado por um saguão que se abre para a sala de estar, jantar, cozinha, serviços e dormitório principal, todos ventilados.
O nível inferior aproveita a topografia do terreno, é semi-enterrado com uma face aberta para um jardim que ilumina e ventila o estúdio de música e o quarto de visitas.
A casa está construída num declive onde é possível apreciar o vale de Zamora e Jacona, motivo pelo qual o pavimento superior consiste em um terraço e uma biblioteca, que se relaciona diretamente com a vista ao norte.